A Global Reporting Initiative(GRI) é uma instutição reconhecida pela Organização da Nações Unidas. Tal instituição desenvolve um modelo de relatório de sustentabilidade que pode ser aplicado pelas empresas anualmente.
A metodologia conta com três diretrizes principais, desempenho econômico, social e ambiental.
O uso das diretrizes não é obrigatório às empresas, porém funcionam como um método de transparência da empresa o para a sociedade. Além de conferir vantagens sobre outras instituições, pois demonstram em seus relatórios de sustentabilidade, que executam e abraçam a causa da responsabilidade sócio-ambiental, além da do desenvolvimento econômico, fortalecendo assim a sustentabilidade corporativa.
Segundo o manual de aplicação da metodologia GRI as empresas ao desenvolverem tal relatório conseguirão "vislumbrar possíveis problemas, ou oportunidades não antecipadas, em cadeias produtivas".
Iniciativas como esta, contribuem para a adaptação das empresas a novos padrões globais de desenvolvimento, podendo assim perceber a preocupação da empresa onde a metodologia é executada com o desenvolvimento social.
Abraço!
Fonte consultada: GRI: Diretrizes para padronização de relatórios de sustentabilidade . (BSD do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário