Hoje, as grandes empresas privadas criaram uma ramificação do pensamento de desenvolvimento sustentável para a área corporativa, a sustentabilidade dentro das empresas.
Para uma empresa ser sustentável deve integrar principalmente os três fatores: cultura empreendedora, cultura local de onde a empresa se insere e responsabilidade sócio(ambiental).
Cultura empreendedora refere-se a postura que a empresa toma, a sua missão e visão. A partir disso criando tal método de agir em conjunto aos funcionários, clientes e sociedade. A partir do momento em que ela se instala em uma comunidade deve se familiarizar com a cultura local, assimilando assim a cultura empreendedora com a cultura da sociedade local, criando um vínculo 'sustentável' fazendo com que essa interligação de cultura favoreça o crescimento da empresa e da comunidade. E quanto a responsabilidade sócio(ambiental)?
A responsabilidade social é a forma de a empresa beneficiar a comunidade, visando o crescimento dela. Desenvolvendo lideranças, educação e principalmente quebrando paradigmas de situações que norteiam a população no dia a dia. A responsabilidade ambiental é como a empresa presta contas ao meio ambiente, desenvolvendo metodologias de preservação ambiental, conscientização da população local a respeito de temáticas ambientais. E a responsabilidade socioambiental que integra ambos.
Considero a responsabilidade socioambiental a maneira de como a empresa interliga tanto sua cultura empreendedora como sua inserção junto a comunidade local visando métodos cada vez mais sustentáveis nessa relação imposta. Ou seja, a empresa cria novos horizontes, visando o desenvolvimento de tecnologias que possam tornar seus produtos mais sustentáveis (um exemplo é o da metodologia "Cradle to Cradle"), desenvolvendo uma educação ambiental e social junto a comunidade, visando o estabelecimento de inserir novas formas de visão de mundo, ampliando o horizonte de visão de cada indivíduo da comunidade. Dessa forma adotará uma maior interdependência da sociedade e empresa, podendo deste modo estabelecer um novo modo de crescimento, onde ambos sejam beneficiados, rumo a um crescimento estável.
Quem sabe, um modelo como este, inserido em todas as empresas, não mudaria os quadros atuais que todos nós acompanhamos nos noticiários.
Saudações Bioombenses...
Abraços

Excelente post! Com bastante conteúdo.
ResponderExcluirSobre o tema, entre nesse blog: http://www.sustentabilidadecorporativa.com/
A minha amiga, Julianna, que é a blogger. É o blog mais completo que há no Brasil. Vale a pena dar uma fuçada.
Abraço,