sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Empreendedores sociais e o futuro do mundo

Empreendedor social, difere do empreendedor corporativo em relação a geração de lucro. O empreendedor social se preocupa com problemas ambientais e sociais, e através de seu trabalho cria soluções para tais problemas. 

A principal características desses empreendedores é o espírito idealista e visionário, onde muitas vezes dedicam sua vida para a realização de tal ideal.

A Ashoka (http://www.ashoka.org.br/) define empreendedor social como alguém que "Aponta tendências e  traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio de sua atuação ele(a) acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.(...) Em vez de deixar as necessidades da sociedade só para o governo ou a iniciativa privada, os empreendedores sociais identificam o que não está funcionando e buscam colocar em ação soluções para os problemas estruturais e sistêmicos da sociedade".

David Bornstein (Jornalista e escritor de 'O preço de um sonho' e 'Como mudar o mundo') quando perguntado "Por que no Brasil se fala tão pouco nos empreendedores sociais em comparação com os Estados Unidos?", em entrevista a revista Época em julho de 2006, ele responde "Pergunte a alguém em uma cidade brasileira sobre os empreendedores sociais. Ninguém tem ideia de quem são essas pessoas. Mas pergunte sobre a gangue que está aterrorizando a cidade e eles sabem o nome. Por que um é mais importante que o outro? Ambos estão mudando a cidade. Ainda há muita descrença em países que tiveram muita corrupção e ditadores. Quando você teve um presidente roubando milhões de dólares, como Fernando Collor, é fácil dizer que todo mundo rouba. Mas, se as pessoas conhecessem as histórias de 50 ou cem empreendedores sociais brasileiros, ficariam impressionadas. Se eu fosse um grande investidor, empenharia meu dinheiro onde os empreendedores sociais atuam. O que eles fazem hoje determinará a sociedade em 20 anos". Bornstein defende ainda que empreendedores sociais são mais eficientes em desenvolver novas ideias e farão maior diferença que o governo em relação as mudanças e melhorias socioambientais.

Termino então esta postagem com as palavras do próprio Bornstein "Não importa quanto você tem, importa quanto você pode contribuir para a sociedade".

Abraço Moçada!

(Reportagem completa com David Bornstein no Link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário