terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Do "Cradle to Cradle"

Desenvolvimento Sustentável, tema em "alta", usada por políticos em seus comícios " Farei com que o Brasil tenha altos índices de desenvolvimento sustentável, fazendo assim com que respeitemos a natureza e a deixemos 'intacta' às gerações futuras". Em voga também com o tema sustentabilidade, utilizado nos diversos setores de empresas privadas, onde uma empresa coloca lixeiras de materiais recicláveis e diz que ela está cumprindo com seu papel de empresa sustentável. Sustentabilidade é isso? Realmente?

Me familiarizo com uma metodologia chamada "Cradle to Cradle", ou também chamada de Economia Circular. Tal Metodologia retrata a temática de um mundo livre de lixo. Diz que o mundo atual deve repensar nas formas de elaboração de produtos, para que tais não virem lixo ao final de sua vida útil, mas sim entrem nos sistemas biológicos, respeitando assim a economia da natureza.

Michael Braungart, um dos idealizadores dessa metodologia de produção, diz que nós, seres humanos, com o modelo de produção atual estamos aos poucos acabando com os ciclos naturais dos recursos naturais. Ou seja, consumimos produtos e não pensamos no fim da vida útil dele, e no transtorno que poderá gerar quando virar 'lixo'. Sua ideia então, é desenvolver produtos que ao final da vida útil, virem um material que possa entrar nos ciclos biológicos sem afetá-lo negativamente.

Para pensar não é?!





Saudações 

Abraço a todos...

(Logo mais postagens referente ao tema da Economia circular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário