Hoje no mundo corporativo, as empresas vêm adotando novas visões de características que eram comuns no século XX. A revista Business Week de 21/08/2000 ressalta tais características. As organizações neste século buscam cada vez mais a mudança como geradora de oportunidades, deixando o antigo modelo estável para trás. Uma outra característica que muda é na estrutura, as empresas eram auto-suficientes, hoje a auto-suficiência não basta, é então adotado os modelos de interdependência. Com essa interdependência buscam atingir níveis globais, diferente do século passado que buscavam o alcance local.
Uma característica ressaltante é a visão do modelo de liderança, no século passado apresentava-se de maneira metódica e hoje, o líder exerce um verdadeiro papel de inspiração e motivação para sua empresa e trabalhadores. Este fator é determinante para o crescimento sustentável da empresa a nível da cultura empreendedora, buscando em um modelo de motivação o crescimento pessoal e profissional do funcionários.
Percebe-se também que as empresas se preocupam cada vez mais com a comunidade que estão inseridas, buscando através da responsabilidade social beneficiar tal comunidade. O perfil dos novos empreendedores busca contribuir para a sociedade promovendo métodos de inclusão e educação, tendo a visão de mudança global. As empresas adotando modelos como este, buscam níveis cada vez mais altos de excelência.
Este modelo atual torna as organizações INOVADORAS e EMPREENDEDORAS, buscando níveis cada vez mais altos de EXCELÊNCIA e RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Abraço a todos.
Bibliografia consultada: Construindo estratégias para vencer! VASCONCELOS FILHO & PAGNONCELLI. 14ªedição. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário