terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Da Economia Circular e Da Problemática do Lixo


Qual o destino do mundo com tanto acúmulo de lixo? 
Hoje, a inovação e tecnologia nos proporcionam usufruir de produtos altamentes modernos, produtos esse como: utensílios domésticos, combustíveis altamente eficazes, máquinas gigantescas que visam a grande produção de outros tipos de produtos. 

Mas agora se pensarmos no ciclo de vida de um produto. Todos os tipos de produtos tem uma vida útil, mas e quando esse produto não cumpre mais seu papel para nós Seres Humanos, qual o destino dele? Lixo! Viram Lixo! Essa é uma situação comum que nos é acometida no dia a dia.

Se pensarmos no meio ambiente, qual impacto este produto gerará para um ecossistema? Como influenciará nos ciclos naturais?

Uma grande problemática hoje é o Lixo. Milhões de toneladas a cada ano. Países não sabem o que fazer com a quantidade de lixo acumulada. Fatos como aos acompanhados algumas vezes pelos telejornais como "containers" de lixo hospitalar ou tecnológico, sendo 'mandado' ilegalmente para outros lugares, uma tentativa ilegal de um país se livrar de lixo. O triste fato da exportação de lixo.

E devido a esta problemática do lixo foi desenvolvida uma metodologia (a qual já citei neste blog), a Economia Circular. Está embazada no princípio de que os produtos que forem consumidos pela população, ao final de sua vida útil, voltem a natureza, não na forma de lixo, mas na forma de alimento. Isso mesmo! Alimento.

A Economia Circular visa um menor impacto ambiental de produtos ao final de sua vida útil. Tudo o que for gerado deve voltar ao meio ambiente e este alimento ('lixo') entrará nos ciclos naturais, sem afetá-los negativamente, fazendo-os assim serem parte da Economia da Natureza.

Outro ponto de vista que a Economia Circular defende é a reciclagem de produtos. Mas não a reciclagem que vemos hoje, que é ditá negativa ( a cada etapa de reciclagem o produto elaborado tem menos qualidade que o anterior). A Economia Circular defende uma reciclagem dita positiva, onde os produtos devem ser criados e reciclados pensando antes em como elaborar formas menos desgastante do material criado.


Para saber mais sobre a Economia circular (ou Cradle to Cradle) acesse os links a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=I5vjkd89EuA&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=xsOHcRt9Ohg&feature=channel

Abraço a todos!

Victor A. Moreira

Um comentário:

  1. Excelente post,

    No ano passado, em meu intercâmbio para Portugal, fiz um artigo sobre avaliação do ciclo de vida (ACV) ISO 14040.

    Vou te enviar por e-mail ele.

    Abraço

    ResponderExcluir