No último dia 28 foi o dia mundial de Combate a Hepatites Virais.
Existem vários tipos de Hepatite, sendo a A, B, C, D e E. As quatro últimas são contraídas por vírus. Dessas últimas doenças, a hepatite C é a que causa maiores complicações devido a ela ser, na maior parte das vezes, assintomática no início, dificultando o tratamento dela. Mas o que é essa doença?
A hepatite C é uma inflamação do fígado, sendo transmitida por contato com sangue infectado com o vírus; existem casos em que ocorre a transmissão por contato sexual e também por transmissão vertical(quando a mãe gestante transmite o vírus para o filho).
Embora na maioria dos casos ela seja assintomática, alguns indivíduos têm alguns sintomas que podem aparentar os sintomas da gripe, deixando o indivíduo com a imunidade baixa e causando um frequente mal estar; podem apresentar também sintomas como, olhos amarelados e urina escura.
Existem alguns casos em que a pessoa infectada pelo vírus consegue eliminar a doença, mas na maioria das vezes, quando a doença não é diagnosticada, é comum em que ela se transforme em cirrose ou câncer no fígado.
A doença é detectada por exames laboratoriais e seu tratamento no Brasil é gratuito.
Então moçada, não vamos dar bobeira para a doença. Caso haja suspeita da doença, consulte seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário